• Atelier Mourão

TUDO PRONTO PARA O III ENCONTRO DE ARTISTAS JOALHEIROS

Atualizado: Jul 8


O Rio de Janeiro vai virar a capital mundial da Joalheria Contemporânea, com exposição e venda de peças de mais de 40 artistas do Brasil e do exterior, durante o III Encontro de Artistas Joalheiros, de 26 a 30 de junho, na Casa de Pedra, em Ipanema.

Veja todas as informações sobre o evento e, curta, na nossa galeria, as fotos e vídeos das últimas edições para ter um gostinho do que está por vir.

Como será

A terceira edição do Encontro terá um número maior de expositores, abrindo as portas para joalheiros de diversas regiões em sua Multigaleria, além de receber, pela primeira vez, as exposições LAB 22, projeto realizado em Santos (SP) com designers de várias cidades, e Reflexão_Colares, que chega ao Rio depois de ter sido inaugurada em São Paulo e passar por galerias internacionais. De Porto Alegre, a Galeria Alice Floriano, presente no segundo Encontro, em dezembro, retorna, desta vez, com a mostra Nau II.

“O sucesso do concurso de broches que lançamos na última edição, atraindo criadores de vários Estados, nos fez perceber como a joalheria contemporânea vem crescendo no Brasil. Resolvemos convidar joalheiros de outras cidades, transformando o Encontro em um evento nacional”, explicou Lívia Mourão, curadora e diretora do Atelier Mourão.

Outra novidade desta edição é a parceria com a Escola de Design Cândido Mendes, onde serão apresentadas palestras. “A intenção do Encontro, além da exposição e venda de peças, é oferecer um espaço onde os artistas possam interagir, compartilhar experiências e discutir problemas em comum”, afirmou Lívia.

Artistas

A Multigaleria vai ocupar o primeiro andar da Casa de Pedra, com 17 estandes. Entre as novidades, Renata Porto e Nicole Urbanus, de São Paulo, mostram sua joalheria autoral e promovem, em parceria com o Atelier Mourão, o novo curso “A Busca por um Olhar”, que será realizado em agosto.

A Multigaleira vai contar ainda com exposição e venda de peças de Vera Havir (São Paulo), Narzareth Pinheiro (DF), Lucia Consalter (Curitiba), Telma Aguiar (Ceará), Chrissie Barban (São Paulo), Luisa Velludo, Paula Mourão, JP Vellaco, Virgínia Moraes, João Pohl, Marisa Portela, Berta Antunes e Maria Guapindaia, do Rio de Janeiro, além de abrir espaço para a produção dos alunos do Atelier Mourão.

Exposições

LAB 22

LAB 22, projeto idealizado por Cibele Garcia com o objetivo de apresentar suas criações e de outros designers selecionados, vai aportar no segundo andar da Casa de Pedra (onde estarão concentradas as exposições), com um time de joalheiros de diversas cidades. Participam da mostra Carol Bergocce (São Paulo), Cibele Garcia (Santos), Esperança Leria (de São Paulo), Juliana Nunes (Vitória), Naisha Cardoso (Belém), Rosa Ribeiro (Santos), Seizo Soares (Campinas), Verônica Santiago (Rio de Janeiro), Vivianne Kiritani (São Paulo) e Wallace Nogueira (Santos).

Estamos muito felizes em poder reunir vários artistas brasileiros, e poder interagir e trocar com tantos outros que estarão nesse Encontro e, sobretudo com as expectativas e reações do público, que compõem uma importante etapa no ciclo de criação da joia contemporânea”,afirmou Cibele.

Nau II, Galeria Alice Floriano

Com o propósito de disseminar e promover a joalheria contemporânea como movimento artístico e expressão cultural, Alice Floriano inaugurou, em 2015, sua galeria em Porto Alegre, apresentando artistas consagrados e novos talentos do cenário mundial. A galeria hoje representa cerca de 60 artistas joalheiros.

Na Casa de Pedra, será apresentada a exposição coletiva Nau II, com os trabalhos de Agustina Ros (Argentina); Alice Floriano (Brasil); Anna Vlahos (Australia); Anna Zeibig (Hungria); Áurea Praga (Portugal); Carlo Lucidi (Itália); Daniela Schwarz (Áustria); Gina Melosi (Alemanha); GiuliaSavino (Itália); Hanna Kowalska (Polônia); Kathy Kraus (Alemanha); Jil Koehn (Alemanha); Lindsey Fontijn (Holanda); Maria Louise High (Estados Unidos); Mariah Rovery (Brasil); Marina Sheetikoff (Brasil); Petra Mohylova (República Tcheca); Sara Leme (Portugal); Teresa Lee (Austrália).

Reflexão_Colares: joalheria brasileira contemporânea

Miriam Mirna Korolkovas, artista e curadora, embaixadora brasileira da AJF - Art Jewelry Forum, reuniu os trabalhos de 36 artistas brasileiros, entre eles Paula Mourão e JP Vellaco, professores do Atelier Mourão, para montar a exposição, que tem o colar como objeto central.

Apresentada originalmente em A CASA Museu do Objeto Brasileiro, em São Paulo, a mostra passou pelo evento KORU6 Trienal de Joalheria Contemporânea, em Helsinki, Finlândia; Embaixada Brasileira em Estocolmo, na Suécia; e Galeria ARGENTUM, em Vilnus, Lituânia.

Palestras, Workshop e Performance

“Caio Mourão Artista Plástico, Joalheiro e Escultor” - Doutoranda da USP, Ivete Cattani vai falar sobre a pesquisa que está desenvolvendo sobre o trabalho de Caio Mourão, precursor da joalheria contemporânea no Brasil.

“A Busca por um olhar” - As joalheiras Renata Porto e Nicole Urbanos vão falar sobre a parceria com o Atelier Mourão, que inclui o novo curso de joalheria contemporânea com início em agosto.

REFLEXÃO_COLARES - Miriam Mirna Korolkovas apresenta o processo de criação da exposição e como foi sua repercussão nas cidades em que foi apresentada.

Amuletos para o futuro – Workshop conduzido por Alice Floriano, que também vai oferecer atendimentos de duas horas, para troca de ideias e orientação do joalheiro sobre o projeto apresentado. No Atelier Mourão.

Performance " O Oco das Taças " - A Galeria Alice Floriano inserida na programação do III Encontro de Joalheiros organizado pelo Atelier Mourão convida Mana Bernardes.

Serviço:

Casa de Pedra - III Encontro de Artistas Joalheiros Local: Rua Redentor, 64 – Ipanema

Datas e Horários:

Abertura - 26/06 – 17h às 22h 27/06 a 29/06 – 13h às 20h 30/06 – 11h às 17h

Palestras – 28/06 – 10h às 13h Local: Escola de Design Cândido Mendes - Rua Joana Angélica, 63 - Ipanema

Inscrições:

https://www.ateliermourao.com.br/events/palestra-iii-encontro-de-artistas-joalheiros

Workshop Amuletos para o futuro com Alice Floriano– 29/06 – 10h às 13h

Local: Atelier Mourão - Ipanema

Inscrições:

https://www.ateliermourao.com.br/events/workshop-amuletos-para-o-futuro

#CasadePedra64 #exposiçãodearte #feitoamão #joias #Design #RiodeJaneiro #Designdejoias #ateliermourao #joiaautoral #joiaarte #Ipanema #CaioMourão #PaulaMourão

191 visualizações
ATELIER-MOURÃO

E:  Rua Gorceix  Ipanema

Rio de Janeiro

T:   21-2267 9191

E:  contato@ateliermourao.com.br

CNPJ: 06.034.396/0001-74

Politica de Entrega e Troca

- Nossas peças são produzidas a mão de forma artesanal. Por isso, uma não é idêntica à outra.

- O envio é feito em até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento.

- A data de entrega do produto dependerá do modo de envio escolhido pelo cliente.

- Comprou e não gostou? Nós trocamos por outra de igual valor. Para isso, basta que você solicite a troca em até 7 dias, após a data de entrega sinalizado pelos correio. O frete é por nossa conta, nesse caso.

- Pedidos não finalizador em até 4 dias serão automaticamente cancelados.

- É importante sanar todas as dúvidas antes da compra. Estamos à disposição para respondê-las.