Buscar
  • Atelier Mourão

CONHEÇA OS ARTISTAS SELECIONADOS PARA EXPOSIÇÃO RUPTURAS


Com o propósito de fortalecer o movimento da joalheria contemporânea no Brasil e atuar como propulsores de novas ideias, realizamos a convocatória RUPTURAS para compor uma exposição coletiva de peças inéditas criadas sob a perspectiva da inovação.

Deixamos os artistas livres para expressarem o tema como quisessem, com base em uma questão pessoal, social ou até mesmo política. Poderia ser uma ruptura de valores, materiais ou caminhos.

As artistas joalheiras Alice Floriano, Miriam Mirna Korolkovas, Nicole Uurbanus e Renata Porto foram as responsáveis pela curadoria das obras. Os trabalhos foram surpreendentes e estamos animados com a exposição, que acontecerá durante o nosso evento anual Portas Abertas, de 11 a 15 de dezembro.

Conheça os artistas selecionados:

Andrea Borges | Carol Bergocce | Cristina Bezerril | Christiane Góes | Esperança Leria | Gabriela de Oliveira | Gaspar Carlini | Márcio Sodré | Nathalia Canamary | Sarah Lemon | Soiis Rabelo | Viola Pineider | Vivianne Dias Kirita

Sobre o processo de seleção:

Para preservar a imparcialidade na seleção, as 46 peças inscritas foram enviadas numeradas às curadoras, ou seja, sem os nomes dos artistas revelados. Cada artista podia participar da seleção com até três trabalhos. Foram selecionadas para a exposição coletiva as 16 peças mais votadas pelo júri formado pelas quatro curadoras.

O que disseram as curadoras sobre a seleção

Alice Floriano (Foto: Divulgação)

"Como joalheira e galerista, entendo que em uma open call de joalheria devemos aceitar trabalhos apenas de joalheiros, e não de pessoas que trabalhem com acessórios. Não acredito em mais valia em relação ao campo de trabalho, mas vejo sim, e por respeito às profissões, uma grande diferença entre fazer joias e fazer acessórios. Assim como, dentro da joalheria contemporânea algo não é mais ou menos contemporâneo devido ao material utilizado. Na minha seleção através das fotos, avaliei conceito, percepção do tema e qualidade técnica." (Alice Floriano)

Renata Porto (Foto: Divulgação)

"A ruptura de diversos aspectos, sob diferentes olhares, nos faz refletir sobre a força e o limite. Lendo atentamente cada mensagem e emoção ali inserida, as soluções que estavam coerentes com a intenção do artista foram as que mais trouxeram emoção. Alguns trabalhos ainda estão muito distantes da investigação do tema, numa busca estética com um discurso que fala de fora para dentro e não de dentro para fora. Na joalheria contemporânea não olhamos para uma peça e a enchemos de história e significados para ela ganhar vida, ela é o resultado de um processo, o conceito é muito forte e presente." (Renata Porto)

Nicole Uurbanus (Foto: Divulgação)

"Muito legal a iniciativa do Atelier Mourão. Vejo que o caminho está sendo traçado, que tem algumas pessoas já dando passos concretos rumo a joalheria contemporânea, e outras querendo seguir esse caminho, o que é ótimo. Foquei especificamente no conceito de RUPTURA, escolhendo pela força do tema representada na peça, mas em alguns casos por algum detalhe na escrito na descrição da peça." (Nicole Uurbanus)

Miriam Mirna Korolkovas (Foto: Divulgação)

"RUPTURA rompe paradigmas na área joalheira brasileira.Obras que participam desta exposição revelam a problemática do momento atual em que vivemos tanto através da expressividade quanto aos materiais selecionados pelos artistas. Um retrato do fim da segunda década do século XXI. Um recado está sendo deixado pela jovem geração de joalheiros!" (Miriam Mirna Korolkovas).

#AtelierMourão #Premiação #JoiaArte #JoalheriaContemporânea #JoalheriaBrasileira #AliceFloriano #GaleriaAliceFloriano #MiriamMirnaKorolkovas #NicoleUurbanus #RenataPorto #AndreaBorges #CarolBergocce #CristinaBezerril #ChristianeGóes #EsperançaLeria #GabrieladeOliveira #GasparCarlini #MárcioSodré #NathaliaCanamary #SarahLemon #SoiisRabelo #ViolaPineider #VivianeDiasKirita #Ruturas

0 visualização
ATELIER-MOURÃO

E:  Rua Gorceix  Ipanema

Rio de Janeiro

T:   21-2267 9191

E:  contato@ateliermourao.com.br

CNPJ: 06.034.396/0001-74

Politica de Entrega e Troca

- Nossas peças são produzidas a mão de forma artesanal. Por isso, uma não é idêntica à outra.

- O envio é feito em até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento.

- A data de entrega do produto dependerá do modo de envio escolhido pelo cliente.

- Comprou e não gostou? Nós trocamos por outra de igual valor. Para isso, basta que você solicite a troca em até 7 dias, após a data de entrega sinalizado pelos correio. O frete é por nossa conta, nesse caso.

- Pedidos não finalizador em até 4 dias serão automaticamente cancelados.

- É importante sanar todas as dúvidas antes da compra. Estamos à disposição para respondê-las.

© 2017 by Atelier-Mourão. 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle