ATELIER-MOURÃO

E:   Ipanema

Rio de Janeiro

T:   21-2267 9191

E:  contato@ateliermourao.com.br

© 2017 by Atelier-Mourão. 

TÉCNICAS ORIGINAIS | FUNDIÇÃO ORGÂNICA

August 20, 2018

   Caio Mourão Idealizador de nosso Atelier, adaptou a técnica de fundição de cera perdida para criar suas peças inovadoras e transformando  elementos da natureza em objetos.

 

Caio Mourão |  Colar Crista de Galo | Fundição Orgânica | 1970

 

 

FUNDIÇÃO ORGÂNICA

 

   Para explicar esta técnica é necessário que se saiba antes como é a fundição com cera perdida. O próprio nome já dá uma dica.

   Parte-se de um modelo em cera, que poderá pode ser esculpido ou realizado por um molde. O modelo, então, é colocado dentro de um tubo vazado em cima e em baixo, onde ficará uma entrada, ou canal, só em baixo, para futura injeção do metal. Este tubo é preenchido com um revestimento especial, que deverá ser colocado num forno até atingir alta temperatura, suficiente para derreter e volatilizar a cera, deixando um vazio igual ao modelo inserido, e endurecer o revestimento.

   O espaço deixado deve ser ocupado por metal fundido, injetado por meio de uma centrifuga ou pressão.

   Teremos, daí, o modelo realizado em metal. Depois, é só mergulhar o tubo em água e retirar a peça.

   A fundição orgânica obedece aos mesmos princípios, só que não usa o modelo em cera, e sim modelos orgânicos. Pode-se usar flores, peixes ornamentais, macarrão, gafanhotos, fósforos e até camundongos, os quais serão totalmente incinerados e deixando, em lugar da matéria orgânica, o espaço para receber o metal que os perpetuará.

   Esta naturalmente é explicação muito simplificada. A técnica, que já é bastante complicada na fundição de cera, é muitíssimo mais difícil na orgânica.

   Não confundir com eletroformaçâo (eletroforming) que consiste em depositar camadas de metal por eletrólise sobre os modelos.

  Esta técnica conserva o modelo original por baixo do banho e são bem mais leves, não são maciças como a orgânica.

Caio Mourão

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque